Viver em um condomínio quase sempre significa ter de enfrentar alguns problemas. E, como síndico, você já deve ter percebido que a inadimplência é um obstáculo e quer combater esse problema, certo? Para ajudar você com esses problemas, vamos te dar umas dicas de como lidar com isso. Continue lendo o artigo e confira dicas de como reduzir a inadimplência no condomínio!
O grande problema
Praticamente todo condomínio passa por esse obstáculo, cabe ao síndico saber contornar ou não.
A inadimplência nada mais é que a falta de pagamento de cotas condominiais vindas por parte de seus moradores.
As consequências desse grande problema, que afetam os moradores num todo, são:
- O empreendimento fica com déficit de verba para investimentos;
- Os demais moradores acabam pagando mais do que deviam pois precisam “tapar o buraco” dos vizinhos inadimplentes;
- O síndico necessita gerenciar essa crise e, caso não haja resolução, entrar com uma cobrança judicial.
Logo, a inadimplência do condomínio trás consequências financeiras para todos os moradores.
E então, o que fazer?
Medidas para reduzir a inadimplência no condomínio
É dever do síndico tomar medidas para que a inadimplência seja reduzida ao máximo. Para isso, é necessário um conjunto de ações, veja algumas:
- Realizar cobranças de forma efetiva: o síndico ou administradora deve acompanhar a situação financeira do condomínio e agir com rapidez para realizar a cobrança de taxas, garantindo o pagamento ou negociação da dívida, evitando ações judiciais;
- Proponha acordos: essa é uma hora fundamental em que o síndico deve conversar amigavelmente com o inadimplente, visando uma forma de negociação possível evitando ações judiciais que geram ainda mais despesas ao condomínio;
- Notificar condôminos sobre datas de vencimento do pagamento de taxas: muitos dos condôminos esquecem da data final de pagamento e por esse motivo atrasam. Há diversas formas de lembrar como sistemas ou alguma outra forma, mas essa medida pode ajudar a evitar inadimplências quando o caso é esquecimento;
- Incentivar o caixa do condomínio: o fato de ter um caixa do condomínio poupa a todos de gastos em excesso, pois uma economia já foi feita para emergências. O que pode ser muito útil em caso de existência de inadimplentes, para que outros condôminos não tenham que pagar taxas a mais para cobrir o “buraco”.
Seu condomínio precisa de ajuda?
Nós sabemos que ser síndico não é fácil, e muito menos quando se trata de resolver problemas de uma esfera como essa: a inadimplência.
E é nesta hora que entra em ação a gestão de condomínios!
Nossa empresa tem a função de auxiliar e assessorar o síndico em inúmeras tarefas; que envolvem a gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão jurídica, administrativa e contábil. Além de auxiliá-lo em reuniões e assembleias.
A Neves Bomfim é especialista em gestão de condomínios e temos profissionais que regem todo o processo. Podemos te ajudar! Fale conosco.
Por Beatriz Paradela