Blog

Dicas de cores para ambientes profissionais

24 de set, 2019 por Neves Bomfim

Dicas de cores para ambientes profissionais

Sabia que as cores para ambientes profissionais influenciam na produtividade dos colaboradores e na impressão do tamanho do escritório?

Por isso, é importante pensar bem e entender a influência das cores para o ambiente antes de pintar seu escritório novo.

Continue lendo e veja quais as cores adequadas para o ambiente de trabalho!

Psicologia das cores para ambientes profissionais

A percepção das cores influenciam em diversos fatores.

Isso acontece porque as cores têm propriedades que ativam áreas do nosso cérebro relacionadas às sensações, que influenciam a maneira como as pessoas sentem um determinado espaço.

E falando de ambientes corporativos, é ainda mais importante fazer boas escolhas. Pois, a influência acontece muito na percepção do tamanho do local.

Por exemplo: cores quentes aproximam objetos, o que dá a impressão de que o ambiente está menor, enquanto cores frias tornam os cômodos mais espaçosos.

As cores também influenciam na percepção do tempo! É comprovado que em ambientes com cores mais quentes (como vermelho e laranja) a percepção de que o tempo está passando é maior, enquanto locais com tons frios dão a sensação de que o tempo está passando devagar.

Cores e suas influências

  • Azul: é uma cor que traz calma, energia e serenidade para o ambiente. Quando usado em seu tom mais claro pode ser usado em lugares específicos como em uma parede de sala de reunião.
  • Branco: multiplica a luz do espaço, por isso, passa a ideia de ampliação do ambiente. Também é associado ao luxo. Mas, um ambiente branco demais pode tornar o clima monótono.
  • Verde: muito utilizado em hospitais e consultórios, o verde em tons claros traz calma e tranquilidade.
  • Amarelo: é uma cor quente e alegre. O amarelo traz vida e luminosidade para um ambiente. É boa para escritórios onde é exigida muita concentração, e que seja utilizado em seu tom mais claro, sem excessos para que não torne angustiante.
  • Vermelho: usado com moderação, pode tornar o local mais dinâmico e animado. Pois, é uma cor quente, forte e que transmite alegria e proximidade. Porém, se usado com muito exagero pode tornar o clima estressante. Não é recomendado para salas de reunião.
  • Laranja: é uma cor viva, uma das principais cores que representam a criatividade, iniciativa e entusiasmo.
  • Roxo: é uma cor que estimula a criatividade e faz com que as pessoas fiquem calmas, têm propriedades de atuação na respiração. Se usado em excesso pode causar estresse e tristeza.

Pense nas cores para ambientes profissionais como um fator estratégico

Portanto, agora que você já sabe o que algumas cores podem representar para um ambiente profissional, está na hora de pensar nas cores do seu escritório!

Decore intencionalmente e perceba mudanças positivas no ambiente de trabalho.